Depressão e distúrbios do sono: Como esse ciclo prejudica sua vida?
Antes de entender o que é a depressão e os distúrbios do sono, saiba que há tratamento para que a qualidade de vida e a qualidade do sono possam ser restaurados. As duas condições caminham juntas, no qual uma alimenta a outra.
Depressão é tristeza?
A depressão é uma doença psiquiátrica séria, persistente e complexa, então muito além da tristeza momentânea, a depressão altera a forma como a pessoa vê e se relaciona com o mundo, dessa forma, a visão do mundo para uma pessoa com depressão, tornam as dificuldades em algo impossível sem perspectiva de futuro.

Quais são os sintomas da depressão?
- Tristeza profunda e persistente, muitas vezes sem uma causa aparente.
- Perda de interesse ou prazer (anhedonia) em atividades que antes eram gratificantes, como hobbies, vida social ou sexo.
- Sentimentos excessivos de culpa, inutilidade ou desesperança.
- Fadiga constante e falta de energia, mesmo após repouso.
- Alterações significativas no apetite e no peso (para mais ou para menos).
- Dificuldade de concentração, indecisão e lentidão do raciocínio.
- Pensamentos recorrentes sobre morte ou suicídio (que exigem atenção e ajuda imediata).
O que é distúrbio do sono?
Distúrbios do sono são alterações que comprometem a quantidade, a qualidade ou o ritmo do sono, impedindo que ele cumpra sua função restauradora. Na depressão, os dois tipos mais comuns são:
- Insônia: Dificuldade para iniciar o sono, manter o sono (acordar várias vezes durante a noite) ou despertar muito cedo (insônia terminal) sem conseguir voltar a dormir, mesmo sentindo-se exausto.
- Hipersonia: A necessidade de dormir em excesso. A pessoa pode dormir 10, 12 horas ou mais e ainda acordar se sentindo profundamente fatigada e sem energia, podendo também apresentar sonolência excessiva durante o dia.
Como a depressão e o distúrbio do sono afetam a vida de uma pessoa?
São muitos os impactos que os distúrbios como depressão e do sono causam na vida de uma pessoa, porque o sono é um momento importante para descanso e recuperação física e cerebral, quando uma pessoa não descansa o suficiente, ou seja, não tem uma noite de sono reparadora, as tarefas do dia a dia se tornam exaustivas e fatigantes.
Outro ponto a ser ressaltado é o raciocínio que fica lento, a memória falha, o que prejudica as relações pessoais e profissionais, além do isolamento social e irritabilidade que são outros fatores em decorrência da depressão e distúrbios do sono.
O mais importante é que há tratamento, através da avaliação psiquiátrica completa e plano de tratamento personalizado que a Dra Juliane Giacomelli irá desenvolver, podendo ser combinado psicoterapia e medicamentos se necessário.

Procure ajuda profissional
O tratamento realizado pela Dra. Juliana Giacomelli é personalizado e respeita o seu tempo. Se você sente que seus dias são dominados pela preocupação, o suporte especializado pode devolver a leveza à sua rotina.